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Suporte

Arquivos para tirar suas dúvidas sobre o suporte Ultra-System

Problemas ao executar o Ultra-System

A) Quando instalei o programa, ao tentar abrir pela primeira vez, ele pediu o disco de validação e depois a senha de instalação. Como posso conseguir esta senha ?

Esta senha é uma senha dinâmica, é passada pelo telefone e tem validade somente para o momento da instalação. Ou seja, sempre que você instalar o programa, terá que ligar para o nosso suporte telefônico (62) 3093-8198 (Seg a Sex das 08:00 – 17:30 hs) para que possamos calculá-la.
Quando a janela pedindo esta senha lhe for apresentada, anote as informações Data, Hora, Minutos, Segundos e o Número Gerado e ligue para nós. Não feche esta janela, pois quando ela for exibida novamente, apresentará outras informações e isto fará com que a sua senha já não sirva mais.
Obs.: Não confunda esta senha de instalação com a senha de usuário. Sempre que você abre o programa Ultra-System será exibida uma tela com a seguinte descrição: "Lista de Usuários". Neste caso, selecione o usuário "Geral" e tecle "Enter" (sem digitar nada no campo "Senha") para entrar no programa. Se porventura este usuário não existir, selecione um da lista e digite a senha correspondente.

B) Mensagens de erro de execução (runtime error) são exibidas na tela e o programa não está funcionando corretamente. O que fazer ?

As mensagens de erros de execução geralmente estão ligadas ao sistema operacional, ao equipamento ou a conflitos com outros softwares. 
Se o Ultra-System está sendo trabalhado com outros programas abertos, experimente fechá-los para verificar se não está havendo conflito entre os softwares. 
Chame um técnico para verificar se o problema não está ligado a algum problema no equipamento (memória Ram, disco rígido, placas, drivers de dispositivos, etc). 
Verifique o computador utilizando um antivírus. Determinadas "espécies" de vírus de computador apagam arquivos essenciais do sistema operacional, ocasionando um mal funcionamento dos programas. 
Verifique também se a reinstalação do sistema operacional (Windows) resolve o problema.

C) Erros mais comuns do banco de dados
Mensagem do tipo: "Falha na abertura do arquivo ... status Nr. ..."

Status 2: Erro de I/O (leitura e gravação no HD)
 a) Reiniciar o servidor do programa e depois tentar abrir o programa novamente;
 b) Verificar se o HD não estaria com problemas. Testar criação e gravação de arquivos (texto, imagens, planilhas de cálculo, etc);
 c) Verificar se a pasta WULTRA3 está com o atributo SOMENTE LEITURA. Se sim, desativar este atributo. 
 d) Se o programa estiver compartilhado em rede, testar a execução do programa no servidor. Se funcionar, verificar se o compartilhamento está com permissão de LEITURA e GRAVAÇÃO.
 e) Em alguns casos, será necessário remover as referências do Btrieve no Registro do Windows. Para fazer isto, finalize o programa Ultra-System, e clique em INICIAR / EXECUTAR. Digite o nome REGEDIT e clique em OK. Abra a pasta HKEY_LOCAL_MACHINE e depois a pasta SOFTWARE. Localize e delete a pasta BTRIEVE TECHNOLOGIES. Feito isto, abra o Ultra-System. Fazendo assim, as referências no registro serão recriadas.
Status 4: Arquivo danificado. Executar o procedimento de recuperação do arquivo
Status 5: Registros com chaves duplicadas. Por algum motivo o banco de dados aceitou uma inserção de dois ou mais cadastros com o mesmo código de paciente. Se o cadastro estiver acessível, exclua um dos registros duplicados. Verifique se eventualmente o programa gravou um ou mais registros com o código zero. Se necessário, execute o procedimento de recuperação de arquivos.
Status 9: A função de navegação no banco de dados encontrou um comando final-de-linha. Esta mensagem apresenta como característica a dificuldade do programa localizar o primeiro ou o último registro do cadastro. Execute o procedimento de recuperação de arquivos.
Status 11: Arquivo inválido. Verificações a serem feitas:
 a) Primeiramente, reiniciar o servidor do programa e depois tentar abrir o programa novamente.
 b) Se o programa estiver compartilhado em rede, verificar se a rede está ativa ou não. Pelo terminal, tente acessar o servidor do programa;
 c) Se o programa não puder ser aberto no servidor, verificar se o arquivo que está sendo chamado está presente na pasta DAT ou não. Se não estiver, possivelmente ele foi movido ou deletado do computador. Neste caso, será necessário copiar este arquivo de algum backup do programa ou, em último caso, reinstalar o programa em uma pasta temporária para depois copiar o arquivo que foi excluído. Se o arquivo estiver presente na pasta DAT, podemos tentar o procedimento de recuperação de dados.
Status 12: O MicroKernel não pode encontrar o arquivo específico. Seguir as orientações do status anterior
Status 14: Mensagem comum para o caso de arquivo danificado. Realizar o procedimento de recuperação de arquivos.
Status 20: Btrieve inativo. Clique aqui e siga as instruções.
Status 30: Erro irrecuperável do banco de dados. Se isto realmente ocorrer, nem mesmo o utilitário de recuperação dos arquivos conseguirá restaurar a base de dados. Entre em contato conosco para possíveis opções.
Status 46: Acesso negado ao arquivo. Possivelmente arquivo com atributos de SOMENTE LEITURA ou compartilhamento com permissão SOMENTE LEITURA. Seguir as instruções do status 20.

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